Pedir Perdão

Boa tarde meninas, tudo bem? É nessa tarde bela e ensolarada em Curitiba que eu começo com a minha primeira postagem. Pois é, o sol apareceu na minha vida depois de um fim de semana “chuvoso”. Depois de alguns problemas pessoais que eu tive, eu já tenho o assunto para hoje: pedir perdão. Como você encara na sua vida o ato de perdoar ou pedir perdão? Eu nem sempre consigo com facilidade pedir perdão, mas quanto ao ato de perdoar, eu sou tranquila. Talvez contigo seja diferente mas, afinal, o que a bíblia diz sobre esse caso? em Mateus 6:9-15 diz o seguinte: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.”
Segundo a palavra, o perdão é recíproco. Meu Deus, Hellen, o que significa recíproco? É algo que você recebe em troca, ou seja, se você é perdoado por Deus, então você tem que perdoar o seu irmão.
Aí você me pergunta: eu tenho mesmo de perdoar meu irmão ou irmã? A resposta é sim, você TEM que perdoar. Sabe por quê? Por que Jesus nos perdoa de todo o pecado que você imagina, se você matar Deus perdoa, se você roubar Deus também perdoa, até quem estupra pessoas Deus perdoa. Se Ele, que tem uma paciência tão grande e um amor tão infinito perdoa, imagina então eu e você? Nós devemos sim perdoar!
Mas aí você diz: mas o que ele ou ela fez para mim foi tão ruim, eu não consigo esquecer, não sei se vou perdoar. E eu te respondo: perdoar não significa esquecer. Perdoar significa que você renuncia sua raiva, e se dispôe a restaurar o seu relacionamento com a pessoa.
Então sabe esse sentimento ruim que você tem? Isso é passageiro. Depois você volta a conversar normalmente e esquece. E outra coisa: quando nós não perdoamos alguém, é como se tivéssemos uma bola de ferro nos nossos pés. É difícil de orar, você fica o dia inteiro com a cara amarrada, não pode nem respirar que já começa a chorar, então é melhor perdoar e esquecer depois do que esperar você esquecer, porque você nunca esquece.
E para finalizar, eu quero que você leia Mateus 18:21-35: “Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
 Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.”
E então, entendeu o recado? A falta de perdão é tão grave quanto pensamos, pois Deus se sente injustiçado por ver que você, que tinha uma dívida grande com Ele, não quer perdoar o seu irmão ou irmã que tem uma dívida pequena.
Então, minhas meninas, procurem sempre perdoar, fiquem sempre com o coração limpo e sempre buscando se reconciliar, ah, e jamais deixe que alguma situação fuja do controle, nunca fique mais de duas semanas sem falar com a pessoa, ok? Pegaram as dicas? Então, semana que vem tem mais. Beijos!

Deixe um comentário